jueves, 19 de marzo de 2009

A Tra-Fa-Cu e o Metrô


Em Curitiba, agora com a possibilidade de ter um metrô, ainda que demore alguns anos, a classe média alta, admite que venha a usar esse novo transporte público, pois nos ônibus da atualidade, nem pensar, misturarem-se com pedreiros e empregadas domésticas jamais. Eu, todavia sou um pouco descrente dessa possível mudança de hábitos. Creio que a tra-fa-cu, seguirá tendo mauricinhos e patricinhas, cheirosinhos com seus topetes e com sua idiotice total, incapazes de serem politicamente corretos quanto ao uso do transporte público.

A Tradicional Família Curitibana é algo muito interessante e que deve ser estudada. Se Curitiba estivesse aqui, no continente europeu, um bom país para estar localizada, seria a Itália, pois creio que todos teriam uma grande identificação com o mandatário local Silvio Berlusconi. Homem de direita, metido a galanteador, rico e que inicia um processo in terno de restrições aos imigrantes. Outro bom lugar seria a França do Sarkozy, homem decidido, rápido e se não rico como Berlusconi, galanteador, basta ver o casamento com a italiana Carla Bruni e defensor de uma França absolutamente francesa.

Nessa suposição de cidade européia, Curitiba, seria talvez, uma cidade que ao contrário do que se possa pensar, teria muito mais pessoas utilizando os expressos, os ligeirinhos e os inter-bairros e seguramente, seria muito mais aberta do que é, mesmo que estivesse submetida a esses governos da dita direita européia, que em qualquer caso são muito mais “sociais” que os tais tucanos que usam uma legenda de socialistas, mas que pouco fazem em termos de discussões de temas sociais, tão ou mais importantes mesmo, que as infra-estruturas como o próprio metrô...

Cidades como o caso de Londres, a maior cidade européia, que passou anos (2000-2008) sendo governada pelo trabalhista Ken Livingstone, e uma das ditas cidades globais (Saskia Sassen), agora sucedido pelo conservador Boris Johnson, foi durante esse período, e mesmo com o conservador continuará sendo, uma cidade aberta e com mais pessoas utilizando o transporte público, a bicicleta e caminhado a pé, do que a Curitiba que se diz social e bem dotada de transporte público: - Estilo de vida, sem dúvida, os curitibanos, são mais requintados que os londrinos...hehehe, ao menos os da tra-fa-cu...hehehe...

1 comentario:

  1. Beto, acho que você poderia explorar mais a tua análise da "Curitiba européia". Essa imagem de Italia de Berlusconi e França de Sarkozy e a Londres dos trabalhistas como contraponto deve ser aprofundada. Quando lemos os blogs da Gazeta e as opiniões dos cariocas que por lá passam e os descendentes (de pouco mais de um século)dos curitibanos-europeus, sempre há essa ar de soberba de que "Curitiba é em outro país". Aproveite o tema, tão conhecedor de Curitiba que é e já um morador de várias cidades européias por tanto tempo.

    ResponderEliminar