sábado, 14 de marzo de 2009

Lula e Obama


Que tal? O Sapo sendo o primeiro chefe de estado a ser recebido pelo novo presidente americano. Pode ser um pouco de oportunismo, pois o nosso petróleo é muito bem vindo ao tio Sam e as relações bilaterais entre os dois grandes países do norte do sul das Américas, estão um tanto desgastadas, desde o final do militarismo e do milagre, assim é um bom momento para reatar os laços e garantir o ouro negro.

Espero que desta vez, consigamos sair da Casa Branca com algo de positivo, pois com o Bush só era possível vender-lhe petróleo e armas e as medidas protecionistas foram aos extremos. Anteriormente, nos tempos de Clinton e FHC vendeu-se o país a troco de banana, desta vez não por espelhinhos como faziam os portugueses com os índios, mas com recursos do próprio tesouro.

Lula lá poderá marcar um novo momento. Esperar sem muita euforia, que desse encontro, possa surgir uma nova identidade comum aos americanos do norte e do sul, que mesmo com histórias e trajetórias distintas, ainda podem pensar em um continente único e uma política comum. É o que espero deste encontro de hoje...

No hay comentarios:

Publicar un comentario