martes, 17 de marzo de 2009

København


A cidade de Copenhagen constitui por seu "Finger Plan", um exemplo do esforço do planejamento de uma cidade a procura da cidade ideal, estruturando o crescimento urbano ao redor de linhas de via férrea, facilitando o uso deste meio principal de transporte motorizado e protegendo as áreas verdes localizadas entre os cinco corredores para onde transcorrem as vias. Tem início no centro de Copenhagen e conforma a imagem dos dedos de uma mão.

Copenhagen deveria entender-se num contexto como uma cidade relativamente grande em um país relativamente pequeno. A Grande Copenhagen, localizada na Dinamarca oriental na ilha de Zelândia, tem uma população de aproximadamente 1,7 milhões de habitantes em uma nação de aproximadamente 5 milhões. Dentro dos 2.800 quilômetros quadrados, há cinco jurisdições: duas municipalidades centrais - a cidade de "København" e a cidade de Frederiksborg - que junto tem 500.000 residentes aproximadamente; Município de Copenhagen, ao redor da cidade central, com 600.000 habitantes, e dois municípios externos, Frederiksborg e Roskilde, também com 600.000 residentes.

København caminhou à frente durante os anos passados para conter o tráfico do automóvel no centro. A decisão de dar prioridades aos pedestres e os ciclistas foi uma política de administrar a congestão. Pelo tráfico da cidade, os engenheiros procuraram para moderar o uso do automóvel e manter a capacidade total das ruas na cidade central, constantes desde 1970. Como resultado, o tráfico medido em termos de quilômetros percorridos por ano, diminuiu 10 por cento em relação aos níveis de 1970. Além de estender o uso da bicicleta para a cidade e a criação de uma rede para o pedestre, a direção de tráfico de Copenhague deu ênfase à sinalização preferencial de caminhos reservados para os ônibus, o reagrupamento de estacionamento da rua na periferia, e a expansão e diversificação de ofertas do transporte público de massa (incluindo os microônibus elétricos e o bonde novo). O objetivo da direção de tráfico não foi tanto remover automóveis da cidade, mas assegurar que qualquer crescimento no número de viajantes não seja traduzido em um aumento do tráfico do automóvel.

No momento, os dinamarqueses têm uma média de 330 automóveis para 1.000 habitantes, debaixo de outros países europeus (incluindo nações mais pobres como a Espanha) e até mesmo menos que a proporção no Japão. A combinação de cotas de impostos pesados para o automóvel, o desenvolvimento em favor dos pedestres, e as dificuldades em viagens de automóvel causou que a propriedade do veículo privado em Copenhague é uma das mais baixas das cidades do Primeiro Mundo. Em 1994, havia 185 automóveis para 1.000 residentes e estes números até hoje se mantém...
*nota: København = Copenhagen = Copenhague.

No hay comentarios:

Publicar un comentario