sábado, 31 de enero de 2009

A Montanha.


Aqui para mim, se trata do Peñalara, ou melhor, do Parque Natural do Peñalara.

Sua importância não é somente pelo espetáculo das suas paisagens, em meio ao que sobrou dos glaciares, ou em sua tradição montanheira. Peñalara é um “rincón” único, que faz por merecer a categoria de parque de proteção ao meio natural.

As duríssimas condições ambientais, a altitude e a grande variedade de ambientes, proporcionam cenário ideal para a vida de muitas espécies, grande parte dela protegidas, e pouco freqüentes no resto da Serra.

Três conceitos são muito importantes serem transmitidos aos mais de 150 mil visitantes anuais do Parque: - Singularidade, por abrigar espécies ou paisagens únicas; Diversidade, tanto de espécies como de ambientes em um reduzido espaço; e Fragilidade, pois as duras condições ambientais, as fortes declividades, a elevada erosão, etc. fazem com que os danos que venham a ser causados, posam ser irreversíveis.

Uma das zonas mais críticas e frágeis do Parque é a Laguna Grande, e resulta fundamental, por tanto, observar e respeitar as orientações demarcatórias de zonas em recuperação de solos degradados, onde o “passo” de visitantes pode acabar com o trabalho de vários anos.

Para evitar os impactos e diminuir a erosão, foi limitado o número de trilhas pela montanha. Permaneceram as mais consolidadas e tradicionais, que levam aos pontos mais emblemáticos do Parque, sendo que algumas passam por zonas de “Máxima Reserva” onde está totalmente proibido abandonar o caminho.

Temos que ter sempre em conta que ali, estamos desfrutando de um dos ecossistemas, mais frágeis que existe e que para preservá-lo todo o cuidado é pouco. É um dos mais belos passeios que existe, na primavera, ir ver a “laguna”... Simplesmente um êxtase!

No hay comentarios:

Publicar un comentario