viernes, 16 de enero de 2009

Madrid - show!


É um sonho morar em Madrid. Uma cidade que tem entre muitas coisas, uma cara de “cidade americana”. Sim, digo isso porque Madrid até 1561 não era lá quase nada. Quando então passou a ser sede da coroa e começou a crescer a partir de um mesmo momento em que a Cidade do México, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e tantas outras “cidades americanas”. Assim os mesmos traços urbanísticos determinados na conformação destas, serviram de experiências para o desenho da capital espanhola. (foto: Madrid - desde "La Pradera")

A parte de sua identidade urbana com nossas cidades, aqui, se pode desfrutar de uma imensa quantidade de atividades culturais que vão desde teatros, palestras, congressos, etc. a festejos populares, muita atividade ao ar livre – como já dissemos a rua é a segunda morada do espanhol – e sempre, com uma qualidade que dificilmente encontramos no Brasil.

Em especial, nesses encontros a que me refiro, encontramos “gentes” de todas as idades, classes sociais, níveis econômicos, sexo, etc. A cidade é extremamente democrática em seu convívio e proporciona muitas atividades aos seus moradores, turistas e cidadãos.

Berço de grandes artistas como Francisco de Goya por exemplo. Madrid, terceira maior capital da Europa (considerando Moscou fora da Europa), somente menor que Londres e Paris, é um grande centro cultural como não poderia deixar de ser.

O transporte público é algo que não dá nem para comentar. Quem vive em Curitiba, pensa ter um transporte de qualidade. Não é de todo mal, mas quando comparamos com o daqui, sinceramente não dá para fazer qualquer tipo de analogia. Aqui o metro, tem mais de 300 km e 300 estações. Além disso, existem mais de 2.000 ônibus que integrados ao metro, complementam o transporte urbano. A nível metropolitano existem 587 km distribuídos em 10 linhas de trens de cercanias, que liga a cidade, com as principais cidades da Comunidad e Madrid, também integrada à rede de metro e ônibus... Se vai aonde quer muito facilmente... e olhe, que os preços são menores que do ônibus de Curitiba!!!

1 comentario:

  1. É de verdade um sonho...eu sou suspeita, eterna apaixonada por essa cidade...por tudo isso e por muito mais. Essa cidade democrática, com transporte excelente, e linda, linda acima de qualquer coisa. Com uma comida que a gente aprende a gostar (e pra se libertar dela??), com uma gente também que aprendemos que de grossas num tem nada...pura fachada. Desde que cheguei sempre fui muito bem tratada e consegui em poco tempo amigos lindos, divertidos e que tão ali, sempe prontos pra ajudar. Po, e tenho uma chefe genial (é possivel?? siiim). Bom vou ficando por aqui q meu comentario ja se tornou uma resenha...beeijos!

    ResponderEliminar