lunes, 19 de enero de 2009

Reino de España

España, oficialmente Reino de España, é un país soberano membro da Uniao Europeia, constituido em Estado social e democrático de Direito, e cuja forma de governo é a monarquía parlamentaria. Seu territorio, com capital em Madrid, ocupa a maior parte da Península Ibérica, ao que se somam os arquipiélagos das Ilhas Baleares, no mar Mediterráneo ocidental, e das Ilhas Canarias, no ocêano Atlántico, así como no norte do continente africano, as cidades autônomas de Ceuta e Melilla, ademais dos distritos e posessoes menores de ilhas como Chafarinas, o peñón de Vélez de la Gomera e o peñón de Alhucemas. O enclave de Llivia, nos Pirineos, completa o conjunto de territorios junto com a ilha de Alborán, as ilhas Columbretes e uma serie de ilhas e ilhotas frente às suas proprias costas.

Tem uma extenssao de 504.645 km², sendo o quarto país mais extenso do continente, depois de Russia, Ucrânia e França. Con una altitude media de 650 metros acima do nível do mar, é o segundo país mais montanhoso da Europa, depois da Suiça. Sua populaçao é de 46.157.822 habitantes, segundo dados do padrao municipal de 2008.

Passada a ditadura franquista, e com a morte do generalísimo em 1975, Juan Carlos I se proclamou rei. Houve um periodo de transiçao, até 1982, onde Adolfo Suarez e Leopoldo Calvo Sotelo ocuparam a presidencia do governo.

Em 1982 o partido socialista obrero español (PSOE), conquista com Felipe González, a presidencia do governo e este segue até 1996, quando o partido popular (PP) elege a José Maria Aznar presidente. Aznar, se mantém no poder até 2004, quando volta a eleger-se um representante do PSOE (José Luis Rodríguez Zapatero), que é o presidente até os dias de hoje, após haver sido reeleito em 2008.

O governo é bicameral, e tem divisao de poderes, sendo o Ejecutivo (La Moncloa) exercído pelo presidente, o Legislativo (Las Cortes Generales – Congreso de los Diputados y Senado) e o Judicário (Tribunal Supremo e Juzagados y Tribunales).

A subdivisao política, sao as Comunidades Autônomas que correspondem aso nossos estados, que teem um presidente, eleito por voto cidadao, constituiçao própria e se subdividem em provincias e municipio. Sao emnúmero de 17 Comunidades e mais 2 Cidades Autônomas (Ceuta e Melilla).

O clima, bem como toda a geografia española é muito variada, pois em uma área de poco mais de 500 mil quilometros cuadrados, temos desertos, florestas, clima de montanha, sem-árido, e até mesmo o sub-tropical no caso das Canárias. Na España, existem 4.000 km de costas sendo banhada pelo mar Mediterraneo e pelo océano Atlântico.

No hay comentarios:

Publicar un comentario