jueves, 15 de enero de 2009

Roberto Ghidini

Sou Engenharo Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), com especialização em Engenharia Nuclear (UFPR/CNEN/MME - 1981). Atualmente estou concluindo doutorado em Urbanismo em Madrid, na ETSAM/UPM, onde obtive a "suficiencia investigadora" (M.Sc.), em novembro de 2007. Recentemente, me foi adjudicada uma bolsa de estudos para conclusão da tese doutoral em um convenio da UPM-BSCH, para o ano 2009.
Tenho experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Transporte, Meio Ambiente e Urbanismo, também em Gestao de Projetos e Obras de Engenharia Civil. Sou amante da fotografia, da música popular brasileira e tenho como meta principal, o combate ao uso do veículo privado como meio de transporte, dando prioridade aos transportes públicos, aos transportes sustentáveis e alternativos e ao caminhar.
Nesse contexto, em 2003, com um grupo de outros pensadores, fundamos a Sociedad Peatonal (SP), ONG destinada a melhorias nas calçadas das cidades como fator decisivo na melhoria da caminhabilidade e do acesso às paradas de ônibus e/ou de outro meio de transporte público, bem como do exercício da cidadania. Fui então empossado como primeiro presidente da mesma, para 2003/04 e reeleito para 2005/06. Estou casado há 30 anos com Joyce e sou pai de um casal (Roberto-1979 e Giulianna-1981).
A vinda à Espanha em 2001, teve vários motivos, como por exemplo o fato de que os filhos já maiores de idade e com seus estudos universitários concluídos poderíam dar passos por conta própria, o descontentamento pela monotonia e a rotina da vida curitibana e mesmo o desejo de viver em um país mais avançado social e politicamente que o Brasil. Com as mudanças de áres, os estudos do doutorado, vieram naturalmente.

2 comentarios:

  1. Beto,
    Parabéns!!
    Estou certo que será enriquecedor ler sobre a sua visão do cotidiano a partir de sua experiência madrileña. O seu olhar do mundo, tendo vivido em vários lugares e com a herança recebida de pai italiano que ajudou a desbravar o interior brasileiro será única, assim como é a sua forte e sincera personalidade.
    Suerte!!

    Helio

    ResponderEliminar
  2. Tambem sou Ghidini, meu avo nasceu na Brescia e minha avo em Vincenza. Tenho lido seus comentarios, achei interessantes. Sera que temos parentesco. joseghidini@hotmail.com

    ResponderEliminar