viernes, 16 de enero de 2009

Um pouquinho sobre "España"


A “España, por sua história empreendedora, a partir de objetivos determinantes de cara ao futuro que planejava no final do século XV, como a rendição árabe em Granada, a nomeação do cardeal Rodrigo Borja papa em Roma e a assinatura com Portugal do tratado de Tordesillas, inicia com a defesa de Cristóvão Colombo (ou “Colón”), na Universidade de Alcalá de Henares, o projeto de descobrimento da América. Esse fato foi um marco para a história mundial. Na foto acima - El Escorial - Comunidad de Madrid

A descoberta e colonização do novo continente geraram receita à España por mais de dois séculos, quando então movimentos revolucionários europeus juntamente com as primeiras independências das colônias, debilitaram a monarquia espanhola.

No século XX, se por um lado a España não se viu envolvida nas grandes guerras, por outro teve sua própria – a guerra civil, que culminou com a segunda república e a ditadura “franquista” até o final dos anos 70.

Hoje, num esforço de modernização, o país segue crescendo e assumindo posições relevantes no cenário mundial. Madrid, a capital, se aponta como um grande centro financeiro da Europa e já supera até mesmo a Frankfurt segundo algumas recentes análises. O turismo é algo impressionante, já que em um país de 42 milhões de habitantes, visitam anualmente mais de 60 milhões de turistas.


O modo de vida da população é bastante peculiar, pois o espanhol em geral vive o dia de hoje. O que passou, passou e o amanha nunca se sabe o que vai acontecer então o dia de hoje, deve ser bem vivido. “Hay que disfrutarlo, pasarlo bien!” – frase feita, costumeiramente dita por alguém quando se refere ao viver o hoje.

Outro fato interessantíssimo da maneira como vivem, é que a rua é a segunda casa (se não a primeira...) do espanhol. Eles não ficam em casa mesmo. Saem, vão aos bares (existe um bar para cada 140 pessoas) – que diferente do nosso costume que bar é coisa de pinguço, na España é um fato social. Tomam o “desayuno”, reúnem-se para conversar, passam para ler o jornal, tomar café, umas “copas” também e claro, de vez em quando “uma borrachera”, afinal estamos falando de bares não de igrejas...

Pouco a pouco, iremos tentando passar algo mais de nossa visão sobre ao España que conhecemos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario