domingo, 18 de enero de 2009

"La nieve"


...9 de janeiro, eram onze horas eu não havia saído de casa, também não era para menos, estava nevando um monte! Aqui em Madrid, na cidade, no é comum a incidência de neve. Fazia já três anos que não nevava e desta última vez, foi pouco mais de uma hora, durante as primeiras horas da manhã, que ocorreu, amanhecendo uma leve capa branca sobre os automóveis e em alguns lugares mais descampados.

A incidência de neve em Madrid, ocorre, na serra norte, todos os anos e por meses de inverno neva quase que diariamente, mas na cidade, costuma ocorrer com uma freqüência de 5 em 5 anos mais ou menos e desta vez foi grande.

Nesse dia 9, fiquei vendo as notícias sobre as “carreteras” que estavam colapsadas e o aeroporto e em um verdadeiro caos. A neve havia começado às 7:30 da manhã . A situação ficou crítica pois nevou o dia todo e chegou a acumular 12 cm de neve, no final da tarde, pois nevou o dia todo.

Ao meio dia saí de casa, tinha que ir a Associação Arpa, apanhar um livro (El libro de vivencias em El transporte Público), editado pelo Consórcio Metropolitano de Transportes, que foi um concurso de vivencias no metro e que por eu estar escrevendo sobre o assunto, solicitei um exemplar e me foi passada esta data para apanhá-lo.

Incrível, desci na estação de República Argentina, na Calle Serrano, a duas quadras do número 163 que era onde eu deveria ir, nevava muito e meus passos afundavam na fofa neve que já tinha quase 10 centímetros de espessura.

Lá chegando, apanhei o livro e voltei à estação, como uma criança, muito alegre com o que havia visto, sentido e desfrutado. Voltei para casa e me pus novamente a ver a tele, a situação estava totalmente descontrolada, quem pode aproveitou, já outros, sofreram um pouco as conseqüências de uma nevada forte e sem previsão (pois foi uma virada de tempo durante a madrugada), sendo pegos de calças curtas, no meio do caminho ao trabalho...

No hay comentarios:

Publicar un comentario