miércoles, 28 de enero de 2009

Em foco: Sustentabilidade

Desde as “interessantes definições” propostas no artigo anterior vão pontuar, uma delas, a sustentabilidade, cujo enunciado que apresentamos, termina dizendo: “Deveria existir um acordo amplo com respeito à necessidade de considerar a sustentabilidade como enfoque político prioritário”

O amigo, arquiteto, Jeferson Dantas Navolar, atual presidente do IAB-PR, que como dirigente da entidade, embasado na legislação pertinente, quando, por ocasião da licitação por meio de um concurso de idéias, para a construção da “Nova Sede CREA-PR em Curitiba”, faz valer o critério de avaliação através da Sustentabilidade.

Ele, que como eu, sou, da “gloriosa classe de 58”, nesse ano de 2009, estaremos cumprindo 51 anos (Boa idéia!) – precisamente hoje, 28 de janeiro é o seu aniversário –, já deixamos para traz o “fortyninerianismo”, que é o final do sétimo ciclo de sete anos (aos 49 por tanto), já fizemos meio século e então viramos outra página, a do envelhecimento e formação da sabedoria.

Assim, já demonstrando haver tido a iluminação da sabedoria (Boa idéia!), a proposta, tem como critério a sustentabilidade, definição que repito: “Garantia de continuidade e permanência, referida a níveis desejáveis de qualidade de vida e de relações com o meio ambiente por contraposição às atuais tendências e políticas insustentáveis. Incorpora as variáveis ambientais, sociais, econômicas e institucionais. Nos sistemas urbanos, está vinculada a sua capacidade de consumir recursos e gerar resíduos abaixo da própria capacidade do meio em regenerar-se e servir como sumidouro.”

Esperamos que as propostas, para um edifício sustentável, sejam dignas da necessidade atual com respeito ao tão meticuloso e desejável que implica essa condição, e que possam salientar as demais qualidades projetuais em todo seu contexto.

Jeferson, meus parabéns pelo “cumpleaños” e pela sabedoria precoce!

1 comentario:

  1. Caríssimo irmão,

    Externo meus mais sinceros agradecimentos pela lembrança da data (e pela divulgação do concurso).
    Me veio uma frase, cujo autor não recordo o nome (talvez Heráclito):"O homem é produto das suas tradições, paradoxalmente, a única constância no universo é a mutação".

    Abraços da terrinha.
    Jeferson

    ResponderEliminar