sábado, 7 de febrero de 2009

Investigação Científica


Exatamente. É a isso que estou me dedicando. O problema é que entre a ciência e eu, existe um intervalo, que eu poderia dizer se tratar de intuição.

Ciência implica em conhecimento e a percepção intuitiva, fica fora desse conceito...
Eu creio em “magia e meditação”
[1] e muito no meu “faro”, além do fato de que formulações científicas dependem de um nível de conhecimento denso e profundo, não necessariamente de todos os assuntos, mas aos específicos sim.

Eu poderei ser chamado amanha de o doutor ignorante, pois não consigo saber de que escola literária foi Luis de Camões, nem de que escola filosófica foi Platão, nem que linha econômica defendia Marx Webber, por exemplo, e nem sei também, porque a Denise Scott Brown ficou tão popularizada por seus estudos sobre o “strip” de Las Vegas, que nesse caso é bastante específico, pois são estudos sobre o urbanismo.

Não me importa. Vou seguir em frente. Existem outros igualmente ignorantes que por cumprirem com os requisitos de obtenção do título de “Doutor”, ostentam a “patente”.

Eu não consigo entender várias coisas, porém a outras sim, mas essas que muitas vezes entendo, não são facilmente demonstráveis pelos métodos científicos de formulação de hipóteses, de comprovação das evidências por meio de garantias (essas nada subjetivas) através de variáveis dos estudos... Joder!!!

Ultimamente, havia estudado sobre “risco, perigo e medo”, para uma investigação que estava trabalhando sobre atropelos em Madrid. Foi muito interessante, pois é um assunto extremamente subjetivo, que depende de nossa cultura inclusive e ao final, minhas crenças em magia e meditação, foram tão ou mais implícitas na literatura existente (J. Adams, J.C. Bajo, Ulrich Beck, etc...) quando se fala de riscos virtuais, ou seja, esses que dependem do “modus vivendi”.

Parece-me, que o medo, como o caso de colaborar em um projeto de tese doutoral, que ocorre com os atores curitibanos (URBS, COMEC, SETRANSP, etc.), esse sim, se pode atribuir a causas concretas, como ocultar o conhecimento de comportamentos de uma cidade como um todo, para então, estar igualmente ocultando o comportamento passivo e muitas vezes submisso desses próprios órgãos públicos e privados que não interactuam conforme o esperado ou desejado.

Assim, misturei outra vez alhos e bugalhos. Sem deixar nada transparente nesse texto, procuro registrar uma espécie de “mea culpa” embaralhando medo de informação, desconhecimento científico e noções de risco, com minha realidade, que como já disse, sigo em frente e consciente de que ao final “distraídos venceremos”
[2]



[1] Renato Russo em Eduardo e Monica…
[2] Paulo Leminski

No hay comentarios:

Publicar un comentario