sábado, 21 de febrero de 2009

42.195 metros


Isso mesmo, uma maratona. A segunda “Aventura” da série
Quem já participou de uma, sabe muito bem o que estou dizendo: Logicamente, existem pessoas bem condicionadas e atletas de toda a vida, que sempre praticaram exercícios e nunca cometeram excessos.

Nosso caso, nada tem que ver com esse perfil. Esportes, embora sempre gostasse, pouco pratiquei: judô – na Kodokan quando pequeno e futebol – em equipes pequenas e em geral de âmbitos restritos como amigos, colegas de trabalho. Aliás, a última conquista como futebolista data de 1987 quando “Los Engels” (time dos engenheiros do DER), derrotamos ao “Dínamo” (time dos mecânicos do DER), na final do 1º Torneio de Futebol do GREDER.

Da vida regrada, nada que comentar, pois até 2000, era um fumante inveterado, desde os 15 anos de idade e depois de várias tentativas, finalmente, uma vez que Joyce também deixou, consegui parar de fumar... A cerveja, os aperitivos e outros bichos mais, esses, seguem sempre presentes na “dieta”...hehehe...

Assim, depois de ter deixado o cigarrinho, comecei a correr diariamente nos finais de tarde, no Barigui, uma vez que vivia ao lado. Claro que foi um parto – não tinha condições respiratórias para isso, naquele momento, mas felizmente, nosso corpo é capaz de tudo, uma vez movido pelas nossas endorfinas e comandos cerebrais, assim que pouco a pouco, foi sendo possível alguma coisa, até que um dia, consegui dar uma volta no lago!!!

Quando nos mudamos para a Europa, fiz dessa pratica diária uma continuidade. Logo em Pineda de Mar, na Catalunya, comecei a correr junto à praia e a aumentar gradativamente as distâncias, até que já atingia os 10 Kms/dia.

Dei-me com um folheto de inscrições para a XXV Maratona de Barcelona, que se realizaria em 24 de março de 2002, e decidi que iria inscrever-me. Busquei um método de treinamento e desde outubro de 2001, comecei a praticar. Chegando março de 2002, a maior distancia que eu havia feito nos treinamentos, havia sido 25 kms, insuficientes segundo os expertos, para quem nunca havia corrido uma maratona.

Tinha como objetivos: 1º) Terminar a prova; 2º) Realizar o percurso em no máximo 5 horas. Dia 24, Joyce e eu pegamos cedo o trem de cercanias e fomos a Montjuic para a largada. Resultado: Realizamos toda a prova. Tivemos nos últimos 5 kms câimbras, que nos fizeram parar uns 15 minutos para sermos assistidos pelo pessoal de apoio, mas conseguimos retomar e terminar, em 4:32’, sendo que a meia maratona, fizemos em 1: 55’.

Eu diria, que de todas as “provações” que já me propus a realizar, essa foi sem dúvida uma das graaaaaaandes, talvez a mais difícil, assim que está presente na trilogia das “Aventuras”.

A próxima, e última aventura se reportará a julho/agosto de 1983 e versará sobre a enchente do Rio Iguaçu em Uniao da Vitória.

No hay comentarios:

Publicar un comentario