viernes, 29 de mayo de 2009

Descaso total

Desde o passado dia 7 de abril, se poderia trocar uma carteira de motorista emitida no Brasil, por uma espanhola e vice-versa, segundo o convenio assinado pelos dois países entre os ministros de assuntos exteriores (Celso Amorim e Miguel Angel Moratinos), datado de 17 de setembro de 2007.

A medida foi publicada no BOE (Boletim Oficial do Estado) somente dia 12 de março do corrente ano e com data para entrada em vigor no mês seguinte (sete de abril). Ocorre, no entanto, que não está ainda sendo possível proceder à substituição, pois o nosso país, através do DENATRAN, ainda (hoje 29 de maio) não encaminhou o aplicativo informático mencionado no convenio, para a conferencia dos dados, conforme mencionado no convenio:

A efectos de confirmación de la autenticidad del permiso de conducción brasileño que acredite el canje, la Dirección General de Tráfico remitirá diariamente a las autoridades brasileñas la relación de solicitantes por correo electrónico seguro, basado en la utilización del certificado de identidad electrónica X.509 v3 expedido por la Dirección General de Tráfico. Las autoridades brasileñas se comprometen a informar sobre la autenticidad de los permisos en un plazo inferior a treinta días naturales, a contar a partir del día siguiente de la recepción del mensaje. En el supuesto de no recibir contestación en el plazo indicado, se entenderá que no existen antecedentes de permisos de conducción expedidos por las autoridades de la República Federativa de Brasil.
Los mensajes, tanto de petición como de respuesta, irán firmados y cifrados utilizando los certificados de identidad electrónica expedidos a tal efecto, como garantía de confidencialidad, autenticidad y no repudio.
El mensaje de petición y el de respuesta se ajustarán al formato, texto y codificación que se acuerdo por los expertos informáticos designados por las respectivas autoridades de tráfico.”


Segunda-feira, depois de quase ter perdido a paciência, pois foram nada mais que 5 telefonemas ao DENATRAN: - o primeiro no número que não é mais, mudou, o segundo, a um atendente que quis saber meu nome, nº da CNH, etc. e ao final me deu outro numero, o terceiro neste então novo número que ainda não era o correto, mas sim o da sala ao lado o quarto para o então numero correto, porém a pessoa responsável, estava ocupada e o quinto por fim, depois de ficar ouvindo aquela “musiquinha” por uns 3 minutos, o Sr. Jairo Mota, finalmente me atendeu e me afirmou que a situação encontra-se resolvida, que a embaixada do Brasil fizera a intermediação das informações necessárias, porém nada mudou:- Segundo informa a DGT, não se pode fazer as trocas pois o aplicativo informático não foi ainda enviado...consultada por e-mail, a embaixada nao se dignou a responder....Coño!!!

2 comentarios:

  1. Eu também venho tentando de todas as formas entender o que estar acontecendo com este acordo entre Brasil e Espanha. Hoje é 12 de junho e ainda a DGT nao pode nem se quer informar uma data para entrada em vigor do tal acordo. Será que 2 anos nao é tempo suficiente para desenvolver um meio de comunicaçao entre a DGT e o DENATRAN? Tudo fica muito bonito no papel mas na pratica nao vemos nada acontencer! Realmente é um descaso TOTAL!

    ResponderEliminar
  2. Eu vivo na españa a 4 anos e faz 4 anos que tento trocar minha carta, inclusive para trabalhar, quando termina esta novela.....por favor.

    ResponderEliminar