domingo, 27 de diciembre de 2009

Minha Rua (3)

O terceiro tema é a acessibilidade.

Cada vez mais que vamos buscar detalhes nas ruas, mais se notam as diferenças entre o dito primeiro mundo e os países em via de desenvolvimento... Nas esquinas das ruas, existem os cruzamentos de veículos e pedestres (peatones) e consecutivamente, ao pedestre, cabe por alguns segundos adentrar ao espaço de circulação do automóvel, até chegar à calçada do outro lado da rua.

As esquinas em geral, são de dois tipos: - as que têm semáforos e as que não os tem. A grande diferença é que no primeiro caso, o automóvel, fica retido pela luz vermelha, dando vez aos veículos e pedestres da outra rua que por sua vez estão com luz verde, seguirem sua marcha. Nas esquinas onde não existe o semáforo, existe a tal preferencial para os veículos e que deveria também ser para os pedestres.

A grande diferença existente entre Curitiba e Madrid, talvez esteja justamente nestas esquinas, pois aqui, os automóveis “sempre” (eu disse sempre) cedem passo aos pedestres e em Curitiba “nunca” (eu disse nunca) isso acontece.

Além do que, existe o fato que as calçadas, normalmente estão em um nível de uns 15 a 20 centímetros mais altas que o pavimento das ruas, existindo por tanto, nas esquinas, as ditas “rampas” de acesso (que no caso de Curitiba, são tidas como rampas para cadeiras de roda) para que suavemente, se possa descer estes 15 centímetros e logo, novamente subir. – Outra diferença gritante....


Curitiba: "Rampa", buraco... e um poste de sinalizaçao no caminho


Madrid: Rampa em nível em toda largura da travessia...

No hay comentarios:

Publicar un comentario