Esta série de artigos para fechar o ano, mais bem poderia ser chamada de “mi calle” em vez de minha rua. Trata-se de algumas comparações, que melhor que nada, as imagens são capazes de mostrar sobre as diferenças que existem nas ruas de Madrid e de Curitiba. As fotos foram tomadas em novembro (Curitiba) e dezembro (Madrid).
No caso de Curitiba, são da Av. Manoel Ribas e Rua Jaime Reis, e em Madrid, da Calle General Ricardos e Calle de Toledo. Em ambos os casos, a rua é a mesma e somente muda de nome. Em ambos os casos também é a “rua” onde moro – Em Curitiba onde morei. Em ambos os casos, são ruas localizadas em bairros de classe média e próximos do centro das respectivas cidades.
O primeiro tema é a parada de ônibus.
Em Curitiba, temos vários tipos de paradas. Em Madrid também. As paradas em Curitiba variam de acordo com o tipo do ônibus (expressos e ligeirinhos utilizam os tubos), mas na área onde documentamos o caso, a parada é para os “desintegrados” amarelões, que em geral somente em Santa Felicidade é que se pode fazer qualquer tipo de transbordo sem pagar outra passagem. No centro da cidade, na praça Tiradentes, só resta mesmo descer do ônibus. Existem outras paradas ainda mais simples que estas, que são aqueles postinhos com uma plaquinha amarela que diz “parada de ônibus” e nada mais.
O detalhe, não é a estética formal do mobiliário urbano, se não, mesmo a falta de informação ao usuário, o que nos chama a atenção. Quando muito, num “banner” lateral, informa-se quais são as linhas que fazem parada naquele ponto e nada mais. Quando existe algum tipo de mapa, é extremamente confuso e tem que ser interpretado.
Em Madrid, as paradas, também variam de forma, mas em todas, existem informações extremamente úteis, como frequencia, horário de início e término do serviço em dias laborais e finais de semana, tarifas, etc. em geral, existem informaçoes em braile para deficientes visuais e no verso deste painel informativo, sempre existe um mapa geral do Consórcio de Transportes, onde estao todas as linhas de ônibus, metrô e trens de cercanías.
Todos os pontos são numerados e através de um sistema de monitoramento dos ônibus, se pode sempre saber através do envio de um SMS ao sistema, em que se informa o número da linha e o número do ponto, então recebe-se uma resposta de quanto tempo irá levar para que aquela linha chegue àquele ponto – existem pontos com um display na parada, que vai informando os tempos que faltam para as chegadas de cada linha – outra informação, é o roteiro e as correspondências existentes ao longo de cada uma das linhas que faz parada no ponto.
Roberto
ResponderEliminarGenial!
Precisamos de um tratamento de choque para mostrar ao povo brasileiro o que é respeito ao pedestre, ao morador da cidade.
Infelizmente a cidade de Curitiba resiste a se tornar amigável ao povo mais simples.
Com certeza seus administradores aproveitam-se da baixa escolaridade de muitos que aqui vivem, isso sem falar da visão aristocrática e hostil ao povo por parte de alguns de seus líderes.
Nesses tempos em que falam tanto de meio ambiente e aquecimento atomosférico, poluição etc., investir na humanização das cidades é fundamental.
Seu blog está magnífico.
Vou spamnizá-lo.
Um grande abraço e sucesso com muitas alegrias em 2010.
Cascaes
28.12.2009