sábado, 17 de octubre de 2009

Velho porém vigoroso.


Esse é o Metro de Madrid, que hoje faz 90 anos desde que foi inaugurado. Em 17 de outubro de 1919, Madrid tinha 600 mil habitantes e nos dias de hoje o metrô transporta 2,5 milhões de passageiros diariamente.

Quarto no mundo em extensão da rede e terceiro no número de estações, segue modernizando e hoje em dia, mais de 75% da população tem uma estação a menos de 600 metros de sua casa.

Hoje, é comandado por um complexo sistema de controle (CBTC), totalmente desenvolvido pela própria engenharia de tráfego do metrô que é um dos se não o mais moderno sistema de controle do mundo.

Serve como referencia à técnicos do mundo inteiro e está sendo objeto de consultoria para cidades americanas como Denver por exemplo. Seu objetivo futuro é o de torná-lo cada vez mais acessível, complementando as instalações de elevadores em todas as paradas e aumentando o número de escadas rolantes nas estações, quesitos nos quais, o Metro de Madrid já é o líder mundial, com 1.619 escadas rolantes e 458 elevadores.

Eu sou fã de carteirinha, utilizo diariamente e para deslocar-me por Madrid, não existe nada melhor. Talvez quando muito, somente um carro particular com motorista, pois até mesmo o TAXI, sofre uma concorrência forte, de igual para igual com este “velho senhor”.

Parabéns, feliz aniversário e muitos anos de vida! Viva o MM!!!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario