jueves, 20 de mayo de 2010

O & R ao P.U.


Objetivos e estratégias das cidades contemporâneas


Objetivos sociais:
Nos países mais avançados, apesar de termos satisfeitas grande parte das necessidades básicas, persistem importantes desafios sociais incluídos pela nova ordem econômica e pelo surgimento de novos estilos de vida. Entre estes cabe ressaltar a prevenção e a diminuição da exclusão social, o fortalecimento do tecido social, a melhora da qualidade de vida, a modernização dos serviços sociais e a superação da segregação espacial no espaço urbano.

Objetivos econômicos:
Derivam das transformações econômicas que estão empurrando as cidades a melhorar a eficiência da suas bases produtivas. Entre estes, cabe ressaltar o desenvolvimento de uma nova ordem econômica, a aceleração do processo da globalização a reorganização permanente das grandes empresas e a integração das PME’s na economia global, o papel decisivo das novas tecnologias na dinâmica dos sistemas produtivos e o surgimento de novos critérios na localização empresarial.

Objetivos administrativos:
Apesar dos últimos avanços, os cidadãos seguem exigindo uma maior eficácia nos processos administrativos e nas prestações dos serviços públicos. Simplificar e facilitar os trâmites burocráticos, possibilitar uma maior proximidade cidadã e a informatização ou automatização de alguns serviços públicos são alguns exemplos.

As respostas traduzidas em conceitos estratégicos

Equidade:
É um conceito de índole social, segundo o qual o nível de compromisso de uma sociedade no cumprimento dos direitos humanos se aprecia na satisfação das necessidades básicas da população, no acesso a oportunidades e na participação de todos na tomada de decisões coletivas. Ainda que possa parecer discutível, o conceito de qualidade de vida se inclui como parte integrante da estratégia de equidade. De fato, os dois conceitos devem ir entrelaçados quando se formula o modelo de desenvolvimento social de uma cidade.

Competitividade:
Conceito criado no âmbito econômico e nem sempre é sinônimo de concorrência ou rivalidade, como habitualmente se assume. Em um entorno urbano, a concorrência, pode entender-se como a rivalidade para captar investimentos, empresas, ajudas públicas e visitantes; por sua parte, o conceito de competitividade reflete o esforço realizado pela urbes para desenvolver as capacidades produtivas locais e para melhorar as qualidades do entorno que operam os agentes econômicos. Em outras palavras, se pode melhorar a competitividade de um tecido empresarial sem exacerbar o nível de rivalidade entre cidades.

Sustentabilidade:
Conceituado originalmente na área ambiental e que define como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem por em perigo a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas; Seus princípios são relativamente simples: O desenho de uma cidade compacta e limitada em sua expansão; a conservação dos espaços agrícolas produtivos que existem no entorno urbano imediato; a reabilitação do espaço construído e deteriorado; a planificação de ruas para diminuir a motorização privada; e a minimização do volume e da toxidade dos resíduos.

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