viernes, 3 de abril de 2009

"Calma!"


A economia e o Sol parece terem se unidos em defesa das coisas que venho falando já há algum tempo. Recentes estudos apontam que nosso astro rei, está em um período de calmaria, em que as erupções superficiais estão bastante calmas.

Deveria servir de exemplo ao G 20 que invés de injetar dinheiro na economia para que não se desaqueça, deixasse que a calma e a lentidão, recuperem seu protagonismo.

Em Orvieto na Itália, há alguns anos, nasceu um movimento urbanístico chamado slowcittá ou slow cities, que deriva do movimento também italiano do slow food, que em contrário aos fast-foods, propõe um modo de comer tradicional, com lentidão e de preferência com um soninho depois do almoço no qual se toma um copo de vinho...

O slow cities, propõe, cidades com uma vida pacata, sem automóveis e com tudo de origem local – alimentos, vestuários, atividades culturais, etc...

Ah, vocês dirão, não é possível no mundo de hoje viver assim: dormir uma “cesta” após o almoço e criar galinhas nas cidades, pois eu digo que realmente não é possível, que efetivamente, temos que mudar o mundo para como era antigamente e recuperar as qualidades das cidades medievais, cuja escala era a necessidade humana e não a empresarial.

O G 20 deveria aprender com o Sol e com Orvieto, que já criou uma rede mundial de cidades slow... Chega de lixo em todos os sentidos (trabalho, educação, saúde e qualidade de vida). Aprendamos a lição que esta diante de nós com a “crise” capitalista e deixemos a soberba de lado e vivamos mais intensamente nossas vidas e não a do mundo externo e dos famosos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario