domingo, 13 de septiembre de 2009

Dando voltas


Conhecer um pouco os atores da rua é conhecer a cidade. Que seria de uma cidade sem o mendigo, sem a puta, sem o louco? – Não seria uma cidade. O verdadeiro protagonista da cena urbana são os diferentes tipos de indivíduos que povoam suas ruas.

Hoje, saímos um pouco de compras, um pouco de passeio pelas ruas de maior movimento do centro de Madrid e me detive nas portas das lojas, enquanto Joyce ia por ver as coisas no interior das mesmas e vi o quanto diversa é a vida nesta cidade.

Convivem todos os tipos, faixas etárias, classes sociais, origens étnicas, etc. Isso sim se pode chamar uma cidade. O policiamento é bastante grande, mais por evitar qualquer coisa anormal do que por impor algum tipo de pressão, mas o clima de segurança é total. Não se tem em nenhum momento sequer, qualquer tipo de sensação de insegurança.

Fico cada vez mais, sabendo que estou onde deveria sempre haver estado e onde não devo deixar de estar. Uma cidade caracterizada pela diversidade de atores públicos, rica em todos os sentidos, com uma imensa oferta cultural e com um clima de paz, mesmo com todo o corre-corre de uma cidade grande, pois Madrid é a terceira maior cidade européia.

Agora em outubro, estaremos indo ao Chile e em novembro estaremos em Curitiba. Espero que possa ver algo mais positivo do que vi das últimas vezes, em que as pessoas, já por certo temor, evitam estar nas ruas e tem nela um lugar perigoso. Bom era o tempo do “leite quente” que já não se houve mais...

No hay comentarios:

Publicar un comentario