domingo, 26 de julio de 2009

Vacaciones


Aqui na Europa começaram as férias de verão. Os anos escolares são divididos em dois anos civis. Começará no próximo mês de outubro o curso 2009/2010. Isso, deve-se ao fato que o verão no hemisfério norte, ocorre no meio do ano, época das merecidas férias, assim os exames finais, ocorrem no final de junho e algumas coisas como pré-matrícula, etc. ocorreram no princípio de julho. Agora já no final do mês: Vacaciones!

Nesta época (agosto é o auge), os preços de tudo que diz respeito ao turismo sobem (alta estação). As diárias dos hotéis, os transportes (vôos, trens, ônibus, aluguel carro, etc.) chegam a valer o dobro que nas ditas baixas estações.

Por outro lado, aqui na España, nesta época do ano, o comércio faz as “rebajas” que são grandes liquidações com descontos que chegam até a 80% do valor original. Isso ocorre em roupas, móveis, eletro-eletrônicos, etc...

Assim, fica bem estratificado o público em cidades como Madrid. Quem se vê nas ruas nos dias de hoje, são os locais que ainda não estão de férias ou os que não têm condições financeiras para viajar e os turistas de fora. Madrileño com grana, esta mesmo é na praia, desfrutando do mês de vacaciones.

A cidade tem reduzida sua demanda (consumo energético, consumo de água, transportes) em pelo menos 30% nessa época do ano, mesmo com o afluxo de turistas de outros lugares. Madrid fica ótima para passear, o problema passa a ser o calor, que nesta época fica eternamente por cima dos 30º C, alcançando praticamente todos os dias os 40º C e sensações térmicas de até 50º C.

A melhor medida para combater o calor, para quem não pode sair da cidade e ir à praia, são as piscinas públicas (em número de 13 centros), que são distribuídas por toda a cidade e funcionam entre 11 e 21 horas diariamente. Estas piscinas são na verdade centros náuticos esportivos e em cada um existe entre três e cinco piscinas, bem como aulas de natação e piscinas cobertas para o inverno.

No hay comentarios:

Publicar un comentario