domingo, 19 de julio de 2009

Neil, "Buzz" e a Lua.


Amanha fará 40 anos do pequeno passo para o homem e o grande passo para a humanidade do astronauta Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na superfície lunar.

Será mesmo? – Existe a teoria da conspiração, que se apóia em várias evidencias, algumas das quais já foram rebatidas e muito bem defendidas pela NASA, mas que outras seguem ainda hoje sem resposta.

A chamada conspiração, tem argumentação na guerra fria, cuja alunissagem americana, marcaria então a primeira vitória yankee, pois os pontos anteriores, os russos já haviam marcado com Gagarin e a Sputnik e havia um clima um pouco turbulento nos EEUU pelos assassinatos de Luther King e Kennedy, pela invasão da baía dos porcos e pela guerra do Vietnã.

Os argumentos mais fortes, dessa teoria que supõe falsas as imagens e toda a história do homem na lua, são a ausência de estrelas nas fotos, a questão do não paralelismo das sombras, do tremor da bandeira onde não existe vento e da falta de uma pequena cratera abaixo do local onde o módulo lunar pousou, que seria provocado pelos gases da turbina.

Existem ainda ouras versões mais fantasiosas como o caso do filme “Diamonds Are Forever”, (1971) que mostra o ator Sean Connery caminhando através de um estúdio onde se simulam alunissagens coincidindo com as primeiras insinuações de que as alunissagens foram falsificadas e também outro filme “Capricorn One” que mostra a NASA tentando falsificar a alunissagem...

O alcoolismo de Buzz e a reclusão pacífica de Armstrong contribuem um pouco no sentido de colocar panos quentes para sufocar o que seria talvez o maior dos desafios do homem em todos os tempos.

Entre as acusações e a defesa, existe sempre a dúvida, que ainda hoje, segundo o instituto de pesquisas Gallup é de 6% a negativa na população americana quando perguntada se acreditam que o homem pisou na lua.

No hay comentarios:

Publicar un comentario