miércoles, 9 de enero de 2013

El 75 cumpleaños del Rey

Escudo de Armas de Dº Juan Carlos I de España.


Dia 5 de janeiro (véspera do dia de reis), é a data de aniversário de Juan Carlos, rei de España, que neste ano, completou 75 primaveras.

Nascido em Roma, durante a II República, portanto no exílio, teve uma trajetória cheia de “meandros” até chegar a sua coroação em 1975 como Rei de España.

Incidentes como um tiro acidental disparado contra seu próprio irmão em Portugal e a morte de um primo também pretendente à coroa, que era casado com a neta do então “generalíssimo” Franco, quando este esquiava, degolado por um cabo de aço, inexplicavelmente esticado na pista, além de haver saltado por cima de seu próprio pai na linha sucessória...

Assim, a 37 anos, a coroa espanhola, vem desfrutando das benesses do poder absoluto e tratado sempre com luvas de seda pela imprensa, que nunca lhe dirigiu nenhum tipo de ataque ou crítica, salvo nestes últimos tempos, depois de mais alguns incidentes e desta vez de repercussões até mesmo intoleráveis.

Os 3 filhos da Reina Dª Sofía e do Rei Dº Juan Carlos, as infantas Dª Elena e Dª Cristina e o príncipe de Astúrias (Dº Felipe), tiveram matrimônios não muito “felizes”. A primeira, casou-se com um play-boy moderno (Jaime de Marichalar)e já está divorciada, a segunda, com aquele que parecia ser o genro ideal (Iñaki Urdangarín), um ex-atleta medalhista olímpico e campeao mundial de balonmano (handball), que deixando os esportes, se meteu no mundo dos negócios e se complicou com fraudes, corrupção, etc. com seu Institu Noos – uma entidade “sin ánimos de lucro” interpretada como sinônimos de lucro – está sendo prcessado e poderá ser preso e o príncipe, casou-se com uma experiodista (Letícia Ortiz), que entre outras coisas era divorciada e republicana.

O Rey, no último ano, com toda a crise na España, foi cassar elefantes em Botswana, onde além de ser flagrado com sua amante, sofreu um acidente, fraturando a cadeira...  teve que voltar em um helicóptero das forças armadas espanholas e foi parar na mesa de cirurgia... 

Assim, hoje, a monarquia, enfrenta sua pior aceitaçao entre os espanhóis, com somente 54% de aprovação e na faixa dos 18 aos 25 anos com mais de 70% de rejeição... Particularmente, vejo o inicio do fim da monarquia espanhola nos próximos anos!


No hay comentarios:

Publicar un comentario