lunes, 23 de mayo de 2011

15M e 22M: Em España se dança “chote”...


Chote ou chotis teve sua origem na Bavária, segundo consta e se popularizou em toda Europa e chegou ao Brasil onde no Rio Grande do Sul fez-se tradição.

Em Madrid, se tornou a dança típica dos “Chulapos” (os locais de Malasaña) e consiste em a mulher girar em torno do homem, que se limita a girar em torno de si mesmo, mas entre uma e outra dessas “volteretas”, dá um passo prá frente e outro para o lado.

Foi exatamente isso que vimos ocorrer nesta última semana, por aqui em Madrid e em outras tantas capitais espanholas, um passo para frente e outro para o lado (direito no caso).

Vimos o movimento da “Democracia Real (15M)”, ganhar força e dar um passo à frente, no sentido de pedir uma reforma ampla no sistema de governança e a instalação da democracia real ou direta, que seria o governo do povo pelo povo, sem intermediários (governos) e ao mesmo tempo (22M), uma eleição municipalista e autonômica que sufragou com ampla maioria a vitória ao partido popular (PP) e nos poucos locais isso não ocorreu (Catalunya e País Vasco), houve vitória dos nacionalistas.

España segue embalada ao seu habitual “chotis”: Um passo pra frente e outro à direita!

No hay comentarios:

Publicar un comentario