lunes, 21 de febrero de 2011

Comunicaçao e difusao


SENGE-PR 15.02.2011 - terça-feira 19:00hs

Foram apresentadas parte das conclusões obtidas por ocasião da pesquisa realizada para a tese doutoral a ser defendida em breve, no departamento de Urbanística e Ordenação territorial da Escola Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri, denominada “A dinâmica territorial em torno ao transporte público e suas inter-relações – Estudos sobre o Metro de Madri e a RIT em Curitiba”.

Marco conceitual

É bem conhecida a relação que tem a mobilidade das pessoas com o desenvolvimento urbano das áreas onde habitam. O transporte público é uma ferramenta bastante útil para lograr uma visão de comunidade. Idealmente, os padrões de desenvolvimento urbano e transporte de massa, devem ser objeto de políticas comuns e assim sendo, produzirem resultados práticos e desejáveis aos interesses públicos e ao desenvolvimento social

A exposição foi dividida em dois módulos relativos à pesquisa:

O primeiro deles (A dinâmica territorial em torno às estações do Metro de Madri. - Estudo de Caso na estação de Alto del Arenal - Linha 1) trata da análise de um âmbito territorial em Madrid, onde através do prolongamento de 2 km da linha 1 do Metro de Madri, ocorrido no ano de 1994, com a abertura de três novas estações e se centra na Estação de Alto del Arenal.

O caso, que tem estudos realizados precedentes à abertura e que em nossa pesquisa, foram refeitos. É então possível comparar a situação atual com a precedente à sua implantação, e desta comparação, se pode ter uma idéia clara de como se processaram as mudanças neste espaço urbano.

O segundo (Curitiba e o conceito TOD - Transit Oriented Development), analisa comparativamente, o sistema de transporte coletivo de passageiros, que tem Curitiba, integrado ao uso do solo ao conceito TOD - o conceito TOD (Transit Oriented Development), trata-se de uma política pública, que através de uma rede de infra-estrutura básica, prioriza-se o transporte público em relação aos veículos individuais juntamente com o uso misto do solo, permitindo comércios e serviços vicinais em meio às áreas residenciais.

O trabalho analisa em um conjunto de estações do sistema, como são a concentração das atividades econômicas, os valores imobiliários, e como isso é percebido pela administração municipal e desde aí então, poder dizer se Curitiba se aproxima ao coletivo de cidades que praticam o TOD.

A apresentação foi de duas horas de duração (uma hora para cada módulo) e assistida por mais de 50 ouvintes que assinaram folha de presença.

No hay comentarios:

Publicar un comentario