viernes, 13 de abril de 2012

Memorias de família



Eu me chamo Neco de Basto.
Quando tenho dinheiro gasto.
Quando não tenho me arrasto!”
Primeiro plano o lenhador “Neco de Basto” – que passava diariamente em frente ao Armazém da família Darif e declamava sua fala...
Ao fundo – casas:
1ª Maria Julia (esquerda)
2ª Constante Deconto e Emma Gasparin Deconto – além da casa aparece o paiol, mais ao fundo ainda, onde celebrava-se o Natal da Família.
Reprodução de uma fotografia da época (Thereza Olga Darif – de solteira Gasparin Deconto aprox. 1927) – Tela em óleo de Emma Warumby (Darif)1988 segunda filha do casal Lourenço e Thereza.
A narrativa é depoimento de minha mãe Zaide Rosa Ghidini (Darif) em 17/02/2012.
Nascida em 02/09/1921 (quinta filha do casal Lourenco e Thereza)no antigo Armazém Darif (Concluído em julho de 1921, na esquina da imagem apresentada – Rua Jacarezinho esquina c/ Rua Candido Hartmann).
Em 1934 a Familia Lourenço Darif e Thereza O. Darif se transladam à Vila Thereza (Rua Candido Hartmann esquina c/ Rua Julia da Costa e Rua Ângelo Sampaio).
Ambas as casas existem ainda hoje e foram construídas, entre outras, por Lourenço Darif. A primeira, o Armazém Darif, hoje abriga uma Pizzaria e a segunda, a Vila Thereza segue sendo uma residência unifamiliar.

1 comentario:

  1. Roberto,
    Muito boa a introdução 'a série "Memórias de Família". Espero que venham logo as outras e que suas raízes curitibanas sejam expostas antes que, da cidade, fiquem apenas as transformações que se iniciaram na década de 1970.

    ResponderEliminar