martes, 23 de marzo de 2010

um elefante...


A videovigilância, incomoda muita gente…

...dois elefantes incomodam muito mais…


Os sistemas de ônibus urbanos nos dias de hoje, nas grandes cidades européias, e, sobretudo naquelas em que existe uma séria preocupação na qualidade do transporte público, como é o caso do TFL (Transport For London) e da rede de ônibus urbanos de Copenhague – os que conheço – o monitoramento em tempo real com o uso de câmaras de gravação de vídeo está incorporado ao serviço já faz algum tempo.

Agora em Madrid, a EMT, vai estender o serviço, atualmente em operação em mais de 300 veículos da frota operacional, a todos os veículos – algo entorno aos 2300 veículos – até o primeiro semestre de 2011.

Evidentemente existem os que vêem neste fato a violação de suas intimidades, mas a verdade é que além da segurança, se pretende controlar todo o diário de cada veiculo e daí se podem extrair informações interessantes como lotação, engarrafamentos e bem também os incidentes que possam haver.

Parece-nos que sempre que seja utilizado para a melhoria da operação do sistema, o uso de vídeo monitoramento tem só a agregar fatores positivos... Bom se algo como isso fosse uma vantagem técnica oferecida por algum dos “consórcios nota 100” recentemente adjudicados na licitação da URBS, mas nessa, só vai mesmo sobrar é superlotação e possivelmente a passagem a R$ 2,50...

No hay comentarios:

Publicar un comentario