jueves, 24 de febrero de 2011

Rede Contra o Tarifaço no plenário


Metrópoles devem assumir o ônus da mobilidade urbana e não apenas repassá-lo a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.

Com este parágrafo do pronunciamento realizado na seção de abertura dos trabalhos desta terça-feira dia 22 de fevereiro, da Câmara Municipal de Curitiba (http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=16465 e http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=16436) a Rede Contra o Tarifaço, (http://www.contraotarifaco.libertar.org/) pois de manifesto o repúdio às condições que vem sendo dadas ao transporte coletivo e aos meios não contaminantes (o caminhar e a bicicleta) nos últimos anos por parte da municipalidade, e em ênfase desde a licitação do transporte público, 2009/2010 e das atuais conseqüências, como que por traduzir-se neste momento no “tarifaço” que a rede tentará impedir que ocorra, propondo o congelamento da passagem em R$ 2,20.

A Sociedad Peatonal (http://sociedadpeatonal.org), é integrante da Rede, e se faz presente ao debate junto aos poderes públicos, no sentido de conscientizar da necessidade de garantir o direito de ir e vir livre a todos e que o transporte coletivo e os modos não motorizados são os menos agressivos e os que mais bem respondem ao critério de “público”.

lunes, 21 de febrero de 2011

Comunicaçao e difusao


SENGE-PR 15.02.2011 - terça-feira 19:00hs

Foram apresentadas parte das conclusões obtidas por ocasião da pesquisa realizada para a tese doutoral a ser defendida em breve, no departamento de Urbanística e Ordenação territorial da Escola Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri, denominada “A dinâmica territorial em torno ao transporte público e suas inter-relações – Estudos sobre o Metro de Madri e a RIT em Curitiba”.

Marco conceitual

É bem conhecida a relação que tem a mobilidade das pessoas com o desenvolvimento urbano das áreas onde habitam. O transporte público é uma ferramenta bastante útil para lograr uma visão de comunidade. Idealmente, os padrões de desenvolvimento urbano e transporte de massa, devem ser objeto de políticas comuns e assim sendo, produzirem resultados práticos e desejáveis aos interesses públicos e ao desenvolvimento social

A exposição foi dividida em dois módulos relativos à pesquisa:

O primeiro deles (A dinâmica territorial em torno às estações do Metro de Madri. - Estudo de Caso na estação de Alto del Arenal - Linha 1) trata da análise de um âmbito territorial em Madrid, onde através do prolongamento de 2 km da linha 1 do Metro de Madri, ocorrido no ano de 1994, com a abertura de três novas estações e se centra na Estação de Alto del Arenal.

O caso, que tem estudos realizados precedentes à abertura e que em nossa pesquisa, foram refeitos. É então possível comparar a situação atual com a precedente à sua implantação, e desta comparação, se pode ter uma idéia clara de como se processaram as mudanças neste espaço urbano.

O segundo (Curitiba e o conceito TOD - Transit Oriented Development), analisa comparativamente, o sistema de transporte coletivo de passageiros, que tem Curitiba, integrado ao uso do solo ao conceito TOD - o conceito TOD (Transit Oriented Development), trata-se de uma política pública, que através de uma rede de infra-estrutura básica, prioriza-se o transporte público em relação aos veículos individuais juntamente com o uso misto do solo, permitindo comércios e serviços vicinais em meio às áreas residenciais.

O trabalho analisa em um conjunto de estações do sistema, como são a concentração das atividades econômicas, os valores imobiliários, e como isso é percebido pela administração municipal e desde aí então, poder dizer se Curitiba se aproxima ao coletivo de cidades que praticam o TOD.

A apresentação foi de duas horas de duração (uma hora para cada módulo) e assistida por mais de 50 ouvintes que assinaram folha de presença.

domingo, 6 de febrero de 2011

Rugby e tertúlia...

...É assim, com Héctor Machin Gil, um arquiteto amigo, doutorando e agora também membro da Sociedad Peatonal (aliás, a célula madrileña já começa a caminhar...) temos a mais de um ano pactuado que o primeiro sábado de cada mês, saímos para uma caminhada, visitando pontos atrativos ou mesmo locais passíveis de comentário e reflexões urbanísticas, que registramos em um “libreto” claro que seguido de comida, cerveja e pacharán[1]...

Neste sábado, a tertúlia foi desportiva: Fomos assistir a um jogo de Rugby [2] entre as seleções de España e Rússia, válido pelo Campeonato da Europa de Rugby.

O jogo, bastante movimentado teve vitória para os visitantes por 24 x 28 e nós do estádio fomos à Plaza de Alonso Martínez e ao longo do caminho, que não teve visitas a locais de maior atratividade, fomos falando sobre projetos, desenvolvimento urbano e energia, políticas públicas de resíduos domésticos, etc...

Agora por motivo de minha viagem ao Brasil, a próxima cita será não no primeiro sábado de março, mas sim dia 12 e novamente ao Estádio Nacional ver España x Portugal...



[1] El pacharán (del euskera: patxaran) es un licor, cuyo contenido alcohólico está comprendido entre 25 y 30% del volumen, obtenido por la maceración de endrinas, fruto de color negro-azulado del endrino (Prunus spinosa), en aguardiente anisado, característico de la región de Navarra.

[2] Un antiguo dicho británico dice que "el fútbol es un juego de caballeros jugado por villanos y el rugby es un juego de villanos jugado por caballeros"

martes, 1 de febrero de 2011

Este é o Clustr Maps do nosso blog.


O interessante é que mesmo tendo o nome "Ghidini en España" publicamos assuntos tanto daqui como da realidade brasileira e em específico curitibana e assim, o publico mais ou menos se reparte com uma preponderância a madrileños e curitibanos, em praticamente igualdade de acessos.

temos tido uma média mensal de aproximadamente 800 visitas divididas em 35% brasileiros e 20% espanhóis. Os outros 45% Repartidos entre norte-americanos, portugueses, italianos, luxemburgueses, mexicanos, etc... nesta ordem de acessos.

Acho que está bem interessante...