martes, 30 de noviembre de 2010

Relatos do CONAMA 10.


A Sociedad Peatonal em sua participação no CONAMA 10 , em 11 atividades (lista abaixo) e estabeleceu contatos com entidades como a FEMP (Federación Española de Municípios e Províncias), Cámara de Comercio Brasil-España, Banco Santander, Prefeitura de São Paulo, Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo, Itaipu – Binacional e com a Fundación Conama entre outras.
No painel CONAMA 10 a Rio + 20, deixamos nossa sugestão e participamos ativamente dos debates, com perguntas e colocações.

Esperamos que os resultados que serão apresentados em março próximo, possam ser de grande utilidade a todos, não só aos que participamos, bem como àqueles que tem interesse para que uma nova ordem mundial seja adotada, no sentido de realizar as mudanças de comportamento ético nas sociedades atuais, impulsionando novas práticas sobre tudo em modelos de produção e consumo e promovendo a inclusão social e a subseqüente redução da pobreza em todo o planeta.

SP – Sesiones plenarias

SP-1 - Inauguración
Lunes, 22 de Noviembre de 2010 de 9:30 a 11:00 en Sala Auditorio
SP-2 - Inauguración del 4º Encuentro Local (EL)
Miércoles, 24 de Noviembre de 2010 de 9:45 a 10:30 en Sala Roma
SP-3 - Clausura
Viernes, 26 de Noviembre de 2010 de 13:00 a 13:30

DE – Debates de Actualidad

DE-1 - Energía y cambio climático, la base del cambio
Lunes, 22 de Noviembre de 2010 de 12:00 a 14:00 en Sala Roma
DE-3 - Claves de ciudad y sostenibilidad: energía, agua, residuos, movilidad, urbanismo...
Miércoles, 24 de Noviembre de 2010 de 11:30 a 13:30 en Sala Roma
DE-4 - Hablemos del territorio: desarrollo rural, infraestructuras y agua
Jueves, 25 de Noviembre de 2010 de 11:30 a 13:30 en Sala Roma
DE-5 - Sostenibilidad y desarrollo global
Viernes, 26 de Noviembre de 2010 de 10:30 a 12:30 en Sala Roma

GT – Grupos de Trabajo

GT-22 - Transporte sostenible
Lunes, 22 de Noviembre de 2010 de 15:30 a 18:30 en Sala Caracas

FHB – Foro Hispano-Brasileño

FHB-1 - Brasil, una oportunidad para el negocio sostenible (FHB)
Lunes, 22 de Noviembre de 2010 de 16:00 a 18:00 en Sala Roma
FHB-2 - Foro hispano brasileño: Energía y cambio climático en Brasil (FHB)
Martes, 23 de Noviembre de 2010 de 16:00 a 18:30 en Sala Roma
FHB-4 - Foro hispano brasileño: Participación pública y responsabilidad social (FHB)
Jueves, 25 de Noviembre de 2010 de 16:00 a 18:30 en Sala Roma

lunes, 29 de noviembre de 2010

Neve antecipada!


Já faz alguns anos que nao ocorre neve em Madrid no mes de novembro.

Hoje, nao só aqui, mas em 35 provincias, está nevando. Sinal claro de que teremos um inverno frio e longo... O jeito é se esquentar com o Barça x Madrid de hoje à noite.

sábado, 27 de noviembre de 2010

Ahora, más que nunca


Termina o CONAMA 10.




Foi uma semana de intensos debates e um grande fórum de discussao das questoes meio-ambientais que como o próprio título diz, já nao há mais muito tempo para que uma nova ordem mundial seja adotada, no sentido de realizar as mudanças de comportamento ético nas sociedades atuais, impulsando novas práticas sobre tudo em modelos de produçao e consumo e promovendo a inclusao social e a subsequente reduçao da pobreza em todo o planeta.


Estivemos presente em várias seçoes e acompanhamos ao "Foro Hispano-Brasileño sobre el Desarrollo Sostenible" onde os temas foram debatidos de forma bi-lateral. (Delegaçao brasileira que esteve no CONAMA 10 http://is.gd/hIwhX).


Faremos um relato a ser publicado no próximo post sobre nossa participaçao neste evento.

martes, 23 de noviembre de 2010

CONAMA 10 – Arranca el congreso!


Como o lema: “Ahora, más que nunca” a décima edição do Congresso nacional do Meio Ambiente espanhol traz como novidade a primeira vez que convidam a outro país, que nesse caso é o Brasil.

Estamos participando, através da recém criada e já formalizada perante a UPM e o Ministério de Educação a NeReAs (Net Research Association). A associaçao, está qualificada como Instituição de Pesquisa e foi criada com 50 fundadores, todos matriculados em programas de pós graduação na ETSAM-UPM (Escola de Arquitetura de Madrid).

No presente Congresso, nosso grupo apresenta 17 comunicações, nas áreas de meio ambiente, território rural e urbano, mudanças climáticas e políticas ambientais entre outras.

Ontem 22 de novembro, foi a inauguração e o chefe da delegação brasileira – Jorge Samek – foi “vitoreado” pela platéia em seu discurso de abertura.

A Sociedad Peatonal, está presente, sendo por mim representada, na condição de membro e fundador da NeReAs.

sábado, 20 de noviembre de 2010

Por que no rio tem pato comendo lama?


Uma pergunta que não pode calar: Por que no rio tem pato comendo lama?[1]...
Esta indagação nos leva a tentar compreender o incompreensível mundo pós-industrial. Ou ao menos dá algumas pistas de porque estamos indo como rês ao matadouro.

O mundo que viveu praticamente desde o neolítico até a era industrial, consumia baixos níveis de energia. Segundo o prof. Mariano Vázquez Espí[2], inclusive os hábitos alimentares implicavam em consumos da ordem de 400 kcal/dia por ser humano, o que hoje em países como EUA é de 3 a 4 mil ao dia.

As mulheres, as maiores vítimas. Engolidas pelo mercado de trabalho, que as fez queimarem os seus sutiãs em París como um grito de liberdade, nada mais que dobrou a massa consumidora de transporte e de bens de consumo com o pretexto dos direitos iguais.

Continuaremos quanto tempo assim caminhando em direção ao matadouro? Teremos que ser o mais rico, o mais importante e porque não o mais belo, se não, estaremos fora dos padrões cobiçáveis e não seremos protagonistas do espetáculo e nada mais que platéia, “pero”, em qualquer caso iremos aplaudir...

[1] CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI – 1994 Da Lama ao caos – CHAOS.
[2] http://habitat.aq.upm.es/boletin/n42/ac3.html - El territorio desde la perspectiva ecológica

martes, 9 de noviembre de 2010

Somos mesmo racionais?


Pergunto isso porque os países mais desenvolvidos estudam equacionar os problemas de suas previdências sociais baseados no aumento da idade de aposentar-se. Os franceses já falam em 67 anos, os alemães cogitam os 70...

De outro lado, reduzem-se vertiginosamente a oferta de empregos de um modo geral – haja vista centrais inteligentes de serviços on-line a informatização dos serviços públicos e outras práticas atuais e o já não tão atual, porém contínuas “demissões” de maiores para contratação de jovens.

Um trabalhador aos 50 anos, quando perde seu emprego terá extremas dificuldades em encontrar outro – essa afirmação é da OMT – assim sendo, existe uma inconsistência intrínseca por parte dos estados em propor o aumento da idade de aposentar.

Esta é apenas mais uma das inconseqüências do capitalismo moderno.

lunes, 1 de noviembre de 2010

¿Um imenso Portugal???


O problema sempre foram os ricos e não os pobres. Basta ver a África e a Suécia. Quem é quem?... Ou se não o Brasil e ao Suíça... isso...falo dos pobres (Suíça e Suécia)...que não tem nada que oferecer... África é riquíssima nestes metais que movem os computadores e os celulares e a Bolívia no tão desejado lítio pelos pobres consumidores.

Assim sempre foi e sempre será mais fácil governar a um país pobre, que tudo se ajusta num consenso de ir meio grau à esquerda ou à direita e um pacinho mais a frente ou à trás. Já um gigante rico como o Brasil, será difícil... Um país milhares de vezes maior e mais rico que a bem localizada e pobre Suiça.


Jamais um tucano yupi que só o que enxerga é wall street será capaz de fazê-lo. Neste sentido acho que vencemos as eleições. O Brasil seguira seu ideal...NAO vamos ser um imenso Portugal!...